gov.br

Coordenadoria Geral de Auditoria

Ações de Auditoria e Assessoramento

COORDENADORIA GERAL DE AUDITORIA

A Coordenadoria Geral de Auditoria (CGAUD) atua como órgão de assessoramento à Reitoria e é regulada por seu Regimento Interno. Compete à CGAUD a execução das ações de auditoria e assessoramento, em consonância com as competências do Tribunal de Contas da União (Acórdão TCU 1.233/2012-Plenário) e de conformidade com as disposições contidas no Capítulo V, do Decreto no 3.591, de 06 de setembro de 2000, com autonomia e imparcialidade em atendimento ao Acórdão nº 105/2010 – TCU – 1ª Câmara.

Maiores informações sobre a atuação e estrutura da CGAUD podem ser encontradas no Regimento Interno da Coordenadoria Geral de Auditoria da UFC e no Regimento da Reitoria.

Ações de Auditoria e Assessoramento

Os trabalhos de auditoria são anualmente planejados, culminando na expedição do Plano Anual de de Auditoria Interna – PAINT. O referido planejamento passa pela supervisão técnica da Controladoria-Geral da União (CGU) e por rito de aprovação no Conselho Universitário (CONSUNI), tudo em estrito atendimento à Instrução Normativa CGU nº 05, de 27 de agosto de 2021 e ao Decreto nº 3.591, de 06 de setembro de 2000.

No PAINT são definidos os trabalhos prioritários a serem realizados no período objeto do plano. Assim, o documento contém a relação das ações a serem realizados em função de obrigação normativa e a relação das ações selecionadas com base na avaliação de riscos.

Ademais, a Coordenadoria Geral de Auditoria da UFC é órgão de assessoramento ao Reitor, nos termos do Regimento Interno da Reitoria da UFC, e tem por missão institucional, dentre outras, coordenar as ações de assessoramento à alta administração da entidade desenvolvidas por suas subunidades, buscando agregar valor à gestão. Dessa forma, além das ações planejadas, a CGAUD também realiza trabalhos de assessoramento não previstos no PAINT.

As ações de auditoria e assessoramento são executadas no decorrer do exercício, através de Ordens de Serviços (OS), estruturadas em etapas de: planejamento, execução, comunicação dos resultados (relatório) e monitoramento.

No decurso desses trabalhos, as equipes de auditoria, com apoio dos dirigentes da unidade, buscam obter e analisar evidências que subsidiem a avaliação do objeto, pautada, sobretudo, na análise das estruturas, processos ou atividades, e seus respectivos componentes de governança, gerenciamento de riscos e controles internos.

Após o encerramento do exercício, as informações sobre a execução do PAINT e a análise dos resultados decorrentes dos trabalhos de auditoria são apresentadas no Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT), que é anualmente submetido a conhecimento e apreciação do Magnífico Reitor da UFC e ao Conselho Universitário (CONSUNI).

Além disso, após o primeiro semestre de cada exercício são encaminhadas ao CONSUNI informações acerca do andamento e dos resultados da execução do PAINT, em atendimento ao artigo 7º, parágrafo segundo, do Regimento Interno desta Coordenadoria Geral de Auditoria.